Estudo do IPEA mostra que cidades que implementaram Pacto pela Paz em parceria com o Instituto Cidade Segura e a Comunitas estão entre as quatro que mais reduziram violência no Brasil

Estudo do IPEA mostra que cidades que implementaram Pacto pela Paz em parceria com o Instituto Cidade Segura e a Comunitas estão entre as quatro que mais reduziram violência no Brasil

Os municípios de Pelotas (RS) e Niterói (RJ) estão entre os que tiveram a maior queda de homicídios entre as grandes cidades do país, segundo estudo do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) órgão ligado ao Ministério da Economia

O estudo analisou as 120 cidades que tinham o maior número e a maior taxa de homicídios do país em 2017 e identificou que Pelotas e Niterói estão entre as quatro cidades que mais reduzir as mortes violentas no país.

As  duas cidades implantaram Pactos Pela Paz com o apoio técnico do Instituto Cidade Segura, através da parceria com a Comunitas e a Open Society Foundations, no caso de Pelotas. 

As duas cidades alcançaram resultados semelhantes, com quedas expressivas e consecutivas de homicídios nos últimos anos, chegando a uma queda total de 70% entre 2017 e 2020, mostrando a força que os projetos integrados tiveram nas cidades.

No caso de Pelotas, a cidade vem tendo quedas expressivas desde 2017, quando o Pacto foi lançado, depois de 12 anos de aumento dos homicídios, como é possível ver no gráfico abaixo. 

 

Em Niterói, onde o Pacto Niterói Contra a Violência foi lançado em 2018, a queda também é muito expressivo: 

Os Pactos Pela Paz tem sido desenvolvidos pelo Instituto Cidade Segura em diversas cidades do país.

Os Pactos são construídos a partir de um diagnóstico e da análise dos projetos já implementados na cidade pelo conjunto de órgãos de segurança, justiça e prevenção. A partir dessa análise o ICS recomenda a implementação de algumas estratégias e programas que possuem fortes evidências científicas em nível internacional, de acordo com a realidade local de cada cidade.

O Diretor Executivo do Instituto, Alberto Kopittke, destaca que “os resultados mostram a efetividade do trabalho integrado entre as forças de segurança e justiça e da implementação de metodologias baseadas em evidências, apontando um caminho efetivo para reduzir a violência no país, agora atestado pelos dados do IPEA.”

Acesse aqui para conhecer mais sobre o Pacto Niterói Contra a Violência 

Acesse aqui para conhecer mais sobre o Pacto Pelotas Pela Paz

Veja abaixo o documentário Pelotas: a cidade que se uniu para vencer a violência:

Quer ajudar sua cidade a vencer a violência?! Fale conosco.

Compartilhar: