Cidades onde o Instituto Cidade Segura atua tem mais um ano com queda histórica de homicídios

Cidades onde o Instituto Cidade Segura atua tem mais um ano com queda histórica de homicídios

Os municípios onde o Instituto Cidade Segura atua em parceria com as Prefeituras tiveram mais um ano de forte redução de homicídios no ano de 2022, atingindo quedas históricas desde o lançamento dos Planos de Segurança com a assessoria técnica do ICS para as Prefeituras e o trabalho integrado de todas as instituições.

As cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Pelotas no Rio Grande do Sul, têm obtido resultados positivos em relação aos anos anteriores, as quedas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) têm sido destaque no estado do Rio Grande do Sul. Os municípios de Niterói no Rio de Janeiro e Caruaru em Pernambuco também tiveram resultados significativos na queda das mortes violentas.

Em Pelotas a mudança desde o início do Pacto Pelotas Pela Paz, em 2017, é muito forte. No início do trabalho a cidade atingiu 126 mortes por crimes violentos letais intencionais e neste ano reduziu para um total de 25 mortes, o que representa uma redução de 82% entre 2017 e 2022.

Dados retirados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) – RS

 

Lajeado se destacou esse ano com a redução de 70% de crimes violentos letais intencionais, reduzindo para 7 o número total de mortes que em 2018 registrou 23 CVLIs. A cidade lançou o Programa Pacto Lajeado pela Paz em 2019 e desde então tem obtido números expressivos de queda na criminalidade local.

Dados retirados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) – RS

 

Já Santa Cruz do Sul teve redução de 67% (2017 – 2022) dos homicídios nos últimos anos, em 2022 a cidade registrou somente 10 homicídios, o pico de crimes chegou a 30 em 2017. É importante ressaltar que a cidade iniciou o Programa do Pacto Santa Cruz pela Paz em 2022 e já apresentou redução de 65% se comparados os anos 2020 e 2022.

Dados retirados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) – RS

 

A cidade de Niterói (RJ) registrou 43 CVLIs, uma queda de 62% desde que o Pacto Niterói Contra a Violência foi lançado em 2018.

Dados retirados do Instituto de Segurança Pública (ISP) – RJ

 

Caruaru (PE) que em 2017 registrava 262 homicídios anuais, reduziu para 100 CVLIs em 2022, se comparados os anos a queda totalizou 62%. A cidade que iniciou o trabalho em parceria com o ICS em 2019, tem obtido índices em queda desde então.

Dados retirados do Observatório Municipal – SECOP

 

Segundo Alberto Kopittke, Diretor Executivo do Instituto a queda se dá por fatores como:

“O fortalecimento da integração entre as forças de segurança, justiça e fiscalização, o aprimoramento da análise criminal e a construção de um Sistema Municipal de prevenção a violência. Tudo orientado por evidências.” 

A Presidente do Instituto, Tâmara Biolo, destaca que:

“O uso de metodologias baseadas em evidências tanto na aplicação da lei, quanto na prevenção são inovadoras no Brasil e trazem resultados concretos e sustentáveis.”   

Em Pelotas, Niterói e Caruaru o Instituto Cidade Segura atua através de parceria com a Comunitas, uma organização da sociedade civil voltada a fomentar a inovação no Poder Público, com o apoio também da Open Society Foundations, uma das maiores fundações filantrópicas do mundo. Em Lajeado e Santa Cruz do Sul, a parceria é direta com a Prefeitura.

Em 2023 terá início o Programa Virada da Paz na cidade de Rio Grande, que atualmente a cidade está no processo de diagnóstico, para auxiliar a cidade a reduzir a grave crise de violência que a cidade tem vivido.

Para saber mais: 

 

Texto: Jenifer Teixeira | Revisão: Alberto Kopittke
Compartilhar: