Lajeado tem redução histórica da criminalidade

Lajeado tem redução histórica da criminalidade
Operações integradas entre forças de segurança entraram na rotina do município

Os indicadores criminais de Lajeado apontam para uma drástica redução na violência na cidade. Os dados demonstram o resultado da união de esforços para a aplicação de novas estratégias de prevenção à violência e aplicação da lei baseadas em evidências, através do Pacto Lajeado pela Paz.

O Pacto lançado em 2019 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lajeado e congrega as forças de segurança federais, estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e da Prefeitura Municipal, com o apoio técnico do Instituto Cidade Segura. O programa foi reforçado pela entrada da cidade no Programa RS Seguro, do Governo do RS, em 2020, que fortaleceu ainda mais as ações das forças estaduais na cidade.

O Prefeito Marcelo Caumo comemora os resultados: “Depois de anos de aumento, a cidade tem vivido queda permanente nos indicadores de criminalidade desde o início do Pacto, sendo uma das cidades onde a violência mais cai em todo o estado.”

O Secretário Municipal de Segurança de Lajeado, Coronel Locatelli, destaca que “esses resultados são fruto da união de forças que tem ocorrido na cidade, o que tem se fortalecido desde o início do Pacto.”
A Coordenadora do Pacto Lajeado, Tânia Fröhlich Rodrigues, destaca que “o Pacto vem interligando as redes públicas e privadas para estarem engajadas na construção de uma cultura de paz na cidade, formada por uma grande rede que não para de crescer e se fortalecer”.

Já a presidenta do Instituto, Tamara Biolo Soares, lembra que muitos programas de prevenção estão iniciando e contribuirão para que essa queda se mantenha ao longo do tempo, construindo uma cultura de paz para as futuras gerações. “A Justiça Restaurativa, o Programas para as famílias, o programa socioemocional nas escolas e o programa para jovens em situação de risco farão essa mudança se consolidar”.

O diretor-executivo do ICS, Alberto Kopittke, celebra os resultados: “O aumento da sinergia entre todas as forças promovido pelo Pacto, tem ajudado a produzir ações cada vez mais efetivas, que geram queda nos índices de violência”.

Compartilhar: