O programa SEJA tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco como comportamento violento, uso de drogas, depressão e obesidade e ainda melhorar a qualidade de vida dos jovens, incluindo a família e a comunidade.
O Programa nasceu da percepção de que era necessário desenvolver uma metodologia 100% brasileira de educação socioemocional para a prevenção da violência, que fosse inspirado nas melhores experiências internacionais, mas que agregasse aspectos culturais locais e que pudesse ser implementado pelos Municípios a longo prazo de forma financeiramente sustentável e em grande escala, como uma política pública permanente e universal, sendo portanto de baixo custo.
A versão inicial do Programa possui quatro eixos de trabalho, utilizados como eixos transversais ao longo das aulas:
- Educação Socioemocional: busca melhorar a capacidade dos estudantes em integrar cognição, afeto e comportamento para que possam lidar com as tarefas e desafios diários de forma efetiva, saudável e harmônica. Trabalha o aprimoramento de cinco habilidades principais: autoconhecimento, autogerenciamento, competência nas relações, consciência social e tomada de decisão responsável.
- Atenção Plena/Mindfulness: Prestando atenção ao momento presente nos tornamos capazes de perceber com maior discernimento o que está acontecendo, em nós e ao nosso redor, e como podemos agir de forma mais funcional ao que queremos ou ao que o é realmente necessário fazer.
- Comunicação Não Violenta e Diálogo Colaborativo: a técnica de diálogo colaborativo funciona como ferramenta para criar a possibilidade de desenvolver comunicação não-violenta, a escuta atenta e a solidariedade entre os membros do grupo.
- Empreendedorismo: O Programa possui um módulo opcional de empreendedorismo, que fomenta os 10 comportamentos empreendedores recomendados pelo programa de educação empreendedora da ONU, Empretec, de forma ampla propondo a reflexão sobre a forma como uma pessoa pensa e age no momento em que ela se propõe a buscar um objetivo, resolver um problema, seja individual, familiar ou da comunidade.