Pacto Niterói Contra a Violência completa um ano com forte queda nos indicadores de violência

Pacto Niterói Contra a Violência completa um ano com forte queda nos indicadores de violência

O Programa foi desenvolvido em 2018, com parceria técnica do Instituto Cidade Segura através da Comunitas, uma organização da sociedade civil baseada em São Paulo que tem por objetivo aprimorar a gestão pública por meio de iniciativas inovadoras.

Utilizando a concepção já aplicada no Pacto Pelotas Pela Paz, o Instituto Cidade Segura desenvolveu um detalhado diagnóstico, que contou com uma Pesquisa de Vitimização e realizou um processo de consulta e engajamento coletivo das áreas técnicas do município, organizações da sociedade civil, empresariais, religiosas e meio acadêmico, para formular os programas.

O programa está estruturado em 18 grandes projetos estratégicos, organizados em quatro eixos: 1) policiamento e justiça, 2) prevenção; 3) convivência e engajamento e 4) ação territorial integrada.  Estão previstos mais de R$ 300 milhões em investimentos para os próximos anos para o desenvolvimento de projetos ligados ao pacto, um dos maiores investimentos já feitos por um município do país na prevenção a violência.

No último dia 22 de outubro, durante um grande evento de comemoração de um ano do Pacto, foram apresentados alguns indicadores que apontam para o acerto das ações do programa.   O destaque vai para a redução dos crimes classificados como roubos de rua (que engloba roubo a pedestres, coletivos e de celular), roubo a veículos, e roubo a estabelecimentos comerciais.   Na comparação entre janeiro a agosto de 2018 e 2019, os roubos de rua caíram 26%; os roubos de veículos caíram 21% e os roubos a estabelecimentos comerciais despencaram 61%.

O impacto dessa redução da violência também tem reflexos na economia da cidade.  Com a queda de roubos, o valor de seguros de carro caiu  em média 47%  em Niterói.   As corretoras de seguro formulam o custo das apólices levando em conta também as estatísticas de violência.

Segundo o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves: “Graças ao Pacto a Prefeitura promoveu uma sinergia inédita entre várias instâncias, forças pública e sociedade tornando a Segurança Pública mais eficiente, investindo em projetos inovadores de prevenção e policiamento e por isso está tendo a maior redução da violência dos últimos 20 anos. Agora temos um caminho que vai fazer Niterói uma referência nacional de prevenção da violência.

Para o Diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke o projeto é ainda mais importante pelo fato de ir na contra-mão da concepção tradicional de Segurança Pública tantas vezes utilizada no Rio de Janeiro: “Os resultados comprovam que é possível reduzir os índices de violência com integração, planejamento e com a adoção de programas baseados em conhecimento científico, sem populismo e uso desmensurado da força.  O Pacto Niterói é um marco histórico para o Rio de Janeiro e o Brasil”.

Para Jose Rodrigues Alves, Gerente do Programa Juntos da Comunitas “obter resultados como esse em tão pouco tempo é algo impressionante. Esse projeto justifica plenamente a razão de ser da Comunitas, que é o aprimoramento da gestão pública no Brasil para melhorar a vida dos cidadãos”.

 

Leia a apresentação do relatório de um ano do Pacto Niterói, no link

https://institutocidadesegura.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Apresentação_Pacto_1ano.pdf

Compartilhar: