Seminário online discute estratégias de segurança para municípios

Seminário online discute estratégias de segurança para municípios

O Instituto Cidade Segura promove na primeira quinzena de setembro um seminário para discutir as principais estratégias e programas de prevenção e combate à violência aplicadas em municípios. Serão realizadas duas lives nos canais do projeto Emoções para a Paz no Facebook e Youtube para detalhar as ações desenvolvidas em Pelotas, que em agosto completou 3 anos de aplicação do Pacto Pela Paz no município com os melhores indicadores de redução da criminalidade no Rio Grande do Sul.

No dia 3 de setembro, a presidenta do ICS, Tâmara Biolo Soares e o diretor-executivo Alberto Kopittke recebem a prefeita Paula Mascarenhas e os coordenadores dos programas do eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz.

Aline Crochemore é a coordenadora do Cada Jovem Conta, uma estratégia que engloba políticas públicas voltadas à juventude, como o Banco de Oportunidades e o START. O CJC é um programa criado pelo Instituto Cidade Segura ainda em Canoas no ano de 2016, cujo objetivo identificar precocemente jovens com fatores de risco para a violência e articular a rede de proteção social do município para atuar sobre esse jovem e sua família para fortalecer os fatores protéticos.

Carmem Viegas é a coordenadora da estratégia Infância Protegida que engloba todos os programas e ações dirigidas à infância como ACT, Conte Comigo, redução da vitimização precoce e registro civil de nascimento.

Leandro Thurow coordena a estratégia de ressocialização de apenados que cumprem pena no Presídio Regional de Pelotas que engloba a APAC os projetos de mão de obra prisional, como a fábrica de artefatos de concreto Arte com P, as reformas dos postos de saúde e a fabricação de cadeiras na serralheria do presídio.

Já no dia 10 de setembro serão abordadas as estratégias de Aplicação da Lei, reunindo mais uma vez a prefeita, os diretores do ICS e autoridades públicas envolvidas em medidas de aumento da segurança e repressão focada da criminalidade. Participam o Tenente-Coronel da Brigada Militar, Márcio Facin, o Delegado Regional Márcio Steffens, o Juiz de Direito Marcelo Malízia Cabral e o secretário especial do Pacto, Samuel Ongaratto.

Resultados expressivos

Segundo os dados apurados pelo Observatório de Segurança Pública de Pelotas, agosto registrou uma redução de 70% nos homicídios em cinco anos. Enquanto de janeiro a julho de 2017 foram 70 mortes, em 2020 o acumulado caiu para 21. Ainda houve uma redução de 62% no roubo a pedestres, uma queda de 66% no roubo de veículos, uma diminuição de 82% no roubo a transporte público e de 55% de roubos a estabelecimentos comerciais.

Compartilhar: