O município do Rio Grande deu início a construção do Programa Virada da Paz com apoio técnico do Instituto Cidade Segura.
Na quarta-feira (30) aconteceu o evento de lançamento do Programa Virada da Paz na cidade do Rio Grande no sul do país. O evento que aconteceu no início da noite teve apresentação do plano de construção do programa para mobilização da sociedade civil.
A cerimônia contou com a participação do Prefeito municipal Fábio Branco, a Juíza de Direito do Juizado da Violência Doméstica, Dra Denise Dias Freire, o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Major Iber Augusto Lesina Giordano, Secretário de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro; o Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke junto dos membros do ICS álex Brandão e Roberta Altolfi, também estavam presentes membros do Judiciário, da Guarda e da sociedade Civil.
O Programa Virada da Paz:
A prefeitura do Rio Grande iniciou a construção do Programa de Prevenção à Violência e Segurança Pública da cidade em parceria com as instituições policiais, de segurança, lideranças e da sociedade civil junto da assessoria técnica do Instituto Cidade Segura.
Essa construção do programa durará 3 meses onde o ICS fará um diagnóstico detalhado da situação de violência, com indicadores criminais e sociais, especialmente relacionados a jovens, crianças e mulheres, para analisar os territórios mais vulneráveis, evasão e infrequência escolar, entre outros.
A pesquisa de vitimização será feita pelo ICS em mil domicílios para analisar taxas de subnotificação, sensação de segurança violência contra as mulheres e preconceitos e apresentará os resultados em fevereiro para o município.
Ao longo dessa primeira etapa o ICS identificará em diálogo com a Prefeitura e os demais atores de Segurança e Justiça, os problemas prioritários e quais programas serão criados ou fortalecidos. Além disso, o ICS aplicará as 5 metodologias de prevenção baseadas em evidências que o Instituto desenvolveu: AME, SEJA, Conte Comigo, Cada Jovem Conta e SAGAZ.
O programa será construído junto com todas as instituições de Segurança, Justiça e Secretarias da cidade e será acompanhada pelo Instituto ao longo de dois anos.
É importante lembrar que a cidade do Rio Grande vem sofrendo uma grande crise de violência, só neste ano já foram 92 homicídios e a prefeitura em razão do aumento resolveu contratar o Instituto Cidade Segura, que tem parcerias e experiências exitosas na aplicação de programas de redução de violência com média de redução de 62% em outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O Instituto Cidade Segura agradece a confiança da Prefeitura. Vamos juntos construir uma grande Virada da Paz!