Segundo Curso online do Instituto Cidade Segura é realizado com sucesso!

Segundo Curso online do Instituto Cidade Segura é realizado com sucesso!

O 2º Curso Online de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências, promovido pelo Instituto Cidade Segura, aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de Julho e contou com mais de 2000 mil inscritos de 250 cidades, de todos os estados do país.

Durante os 3 dias de curso, palestrantes do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina estiveram ao vivo contando suas experiências com segurança pública e evidências, além de apresentarem as tecnologias mais avançadas e os experimentos mais recentes para diminuir a violência.

No primeira dia o evento iniciou às 8h30min com a fala da Presidenta do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo que recebeu os participantes de forma calorosa:
“É uma grande honra e alegria recebê-los neste dia, para três dias muito intensos e com muitos aprendizados, feito com muito carinho para cada um. Esperamos ajudar o país a sair de uma concepção reativa,  desintegrada e baseada em crenças, para uma concepção proativa, integrada e baseada em evidências.”

Com nomes renomados no Brasil e no mundo, o 2º Curso Online de Segurança Pública e Prevenção a Violência Baseadas em Evidências teve palestrantes como William Bratton, Ex Chefe de Polícia de Nova York e Los Angeles, Alberto Kopittke, Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, Paula Barbosa (BNDES), Everton Oltramari, Coronel Araújo Gomes, Pedro Souza, Marcos Rolim, Augusto Buchweitz, Zila Van Der Meer Sanchez, Marcos Pimentel, Daniel Cerqueira, Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Alberto Nanzer, Secretário Geral de Política Criminal e Assistência às Vítimas no Ministério Público Fiscal de Buenos Aires, Cíntia Aires, Clara Brugada, Prefeita de Iztapalapa no México e Ana Clara Telles da Open Society Foundations. 

As mediações entre os palestrantes ficaram a cargo de Paulo Locatelli, Helena Guido e Aléx Brandão.

Durante cada dia uma temática foi escolhida para nortear as palestras:

1º dia: Aplicação da Lei, Evidências em Segurança Pública, Financiamento em Programas de Segurança Pública com foco em Prevenção à Violência e Pactos pela Paz.

2º dia: Prevenção da Violência Baseada em Evidências, Experimentos e Programas de Prevenção à Violência.

3º dia: Experiências Inovadoras e de sucesso na redução da violência


As palestras:

Abrindo o painel de palestrantes, William Bratton, falando diretamente dos Estados Unidos contou das suas experiências com a implementação da primeira versão do “Broken Windows Policy for Policing” em Nova York no ano de 1994, explicando também que as polícias devem resgatar e fortalecer o seu papel na  prevenção de crimes e que para isso a construção de vínculos de confiança e engajamento com todos os grupos sociais é fundamental. Bratton também destacou que um trabalho mais focado em problemas específicos e  utilizando análise criminal, permitiu às polícias darem um grande salto na sua capacidade de prevenir a violência. Confira a palestra completa. 

Alberto Kopittke, Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, explicou sobre Segurança Baseada em Evidências e o Experimento Perry Pre-School

“Os efeitos positivos do Experimento Perry Pre-School foram tão positivos que os impactos perduram até hoje, e são muito positivos para as crianças” (assista a palestra completa aqui)

Falando em Investimentos de Impacto em Segurança Pública, Paula Barbosa do BNDES salientou em sua palestra a importância dos investimentos para garantir uma segurança pública de qualidade. (confira aqui)
Na mesma manhã, Everton Oltramari, Secretário de Governança do Município de Santa Cruz do Sul, esteve contando as experiências do Pacto Santa Cruz Pela Paz e a importância de uma nova concepção de Segurança Pública. (assista a palestra completa aqui)

Finalizando a manhã do dia 20, o Coronel Araújo Gomes, Secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis, falou sobre as tecnologias e inovações mais recentes dentro da área de segurança pública. (confira aqui)

À tarde, o professor e pesquisador da Universidade Queen Mary em Londres, Pedro Souza, junto de Alberto Kopittke, trouxeram uma oficina especial sobre os resultados do primeiro experimento sobre câmeras corporais na polícia brasileira. (assista a oficina completa aqui)

No dia seguinte (21), a manhã com mediação de Helena Guido, Vice-Presidente do Instituto Cidade Segura, iniciou com uma palestra de prevenção da violência nas escolas de Marcos Rolim, colocando que:
“Nunca é cedo demais e nunca é tarde demais para evitar a violência, seja de forma primária ou terciária.”

Marcos ressaltou ainda a importância de um programa de prevenção à violência capacitado e que incorpora as atividades no currículo escolar além de envolver os pais (confira aqui).

Dando sequência, Tâmara Biolo trouxe evidências em educação socioemocional junto das experiências do Programa SEJA de prevenção universal à violência, voltado para o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido com base nas melhores evidências científicas disponíveis sobre educação socioemocional. (assista a palestra completa aqui)

Também recebemos o pesquisador e professor, Augusto Buchweitz falando diretamente do Estados Unidos sobre os impactos da violência no cérebro do adolescente (confira aqui).

Zila Van Der Meer Sanchez, Coordenadora geral do Previna, Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de álcool e outras drogas, contando as experiências na avaliação de implementação e de efeito do Proerd em São Paulo (assista a palestra completa aqui)

Também, Marcos Pimentel, Delegado da Polícia Federal e Coordenador Nacional do Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Federal (GPRED), relatou as experiências do GPRED com a prevenção baseada em evidências.(assista aqui)

Na sexta-feira (22), o mediador Alex Brandão abriu a manhã agradecendo a participação de todos no último dia de curso, em seguida Daniel Cerqueira, Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves apresentou a revolução do método na segurança pública para uma gestão de alta performance “ (assista a palestra completa aqui)
Da Argentina, Alberto Nanzer, Secretário Geral de Política Criminal e Assistência às Vítimas no Ministério Público Fiscal de Buenos Aires, falou do programa de Intervenção no Mercado de drogas usado na cidade: “A ideia é tentar impactar na mentalidade das pessoas para que elas deixem de cometer delitos”. (assista aqui)

Na sequência Cíntia Aires, Comandante da Guarda Municipal de Pelotas, explicou o papel do município na redução de crimes por meio das guardas municipais. (confira aqui)

Finalizando o terceiro dia, a Prefeita de Iztapalapa no México, contou as experiências da cidade na prevenção da violência através do urbanismo. (assista a palestra completa aqui)
A última painelista foi Ana Clara Telles, Oficial de Programa para Redução de Homicídios na América Latina da Open Society Foundations, fez uma fala sobre a política de drogas e redução da violência nas cidades. (confira aqui)

O encerramento do curso ficou a cargo de Tâmara Biolo Soares que comemorou o alcance do curso, agradecendo aos participantes e convidando todos a estarem presentes na próxima edição. 

O curso completo está disponível no canal do Youtube: Instituto Cidade Segura,

 

Assista através dos links:

1º Dia – 20/07/2022

Oficina dia 20/07/2022

2º Dia – 21/07/2022

3º Dia – 22/07/2022.

 

O curso:

O Curso Online de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências, encontra-se em sua segunda edição, alcançando mais de 3 mil pessoas, entre eles especialistas e gestores públicos de 250 municípios do país. 

A primeira edição aconteceu em 2021 e desde então reúne personalidades importantes que tiveram experiências significativas na área da Segurança Pública, além de apresentar experimentos e estudos com resultados positivos na redução da violência e criminalidade através de programas implementados no Brasil e no mundo. 

A segunda edição contou com a participação de painelistas de peso vindos do Brasil, México, Argentina e Estados Unidos. Também contou com gestores, pesquisadores e diretores do Instituto Cidade Segura, da Open Society Foundations e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A avaliação geral feita com os o público, alcançou  mais de 85% de satisfação com o curso e os palestrantes.

A terceira edição está em desenvolvimento e guarda muitas novidades, até a abertura de suas inscrições você pode acompanhar o Canal Segurança e Evidências que trará informações, experimentos e estudos sobre Segurança Pública para auxiliar o setor.

Para mais detalhes sobre a próxima edição do Curso Online de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências, siga nossas redes e se inscreva na nossa Newsletter.

Texto: Jenifer Teixeira | Revisão: Alberto Kopittke
Compartilhar: