Programa desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura e implementado em parceria com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público de Lajeado está na fase final de um dos mais importantes prêmios de inovação na área de justiça do Brasil.
O Programa Cada Jovem Conta foi desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura ainda em 2017 e já foi implementado em quatro cidades do país. Indicado a 19º edição do Prêmio Innovare, o programa CJC faz parte do Pacto Lajeado Pela Paz que é implementado pela Prefeitura Municipal junto de instituições parceiras, e é voltado a identificar de forma precoce, jovens e adolescentes com comportamentos de risco, desenvolvendo ações integradas nas áreas de Educação, Cultura, Assistência Social, Esporte e Lazer.
O Cada Jovem Conta tem como objetivo reduzir a evasão escolar, fomentar o desenvolvimento de fatores positivos e aumentar os fatores protetivos, ampliar as oportunidades oferecidas aos jovens e fortalecer o vínculo familiar entre as crianças, adolescentes e suas famílias.
Em cada território da cidade são criados Comitês Integrados do CJC que passam a se reunir a cada quinze dias para identificar, desenhar um plano integrado e monitorar os casos.
Os jovens são direcionados para os programas mais recomendados de acordo com os fatores de risco que estão sofrendo e também conforme os fatores protetivos que mais se adequam às suas habilidades, sempre seguindo as melhores Evidências internacionais.
A inscrição no prêmio foi feita por Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça do Ministério Público da cidade de Lajeado/RS. Sérgio é um dos construtores e articuladores do Pacto Lajeado Pela Paz que acontece na cidade, numa parceria entre a Prefeitura, diversas instituições locais e o Instituto Cidade Segura. Na área de prevenção, o Pacto promove diversos programas de parentalidade positiva,socioeducativos e socioemocionais utilizando as melhores evidências científicas disponíveis mundialmente nas ações de aplicação da lei e prevenção.
A Presidenta do Instituto Cidade Segura e coordenadora do projeto, Tâmara Biolo Soares, explica:
“O Cada Jovem Conta concretiza a integração das secretarias sociais colocando o foco de todos em cada um dos jovens em situação de risco de forma sistemática e permanente, com resultados muito positivos”
O Prêmio:
O Prêmio Innovare é uma iniciativa do Instituto Innovare e tem por objetivo identificar, reconhecer e disseminar práticas inovadoras, transformadoras e exemplares desenvolvidas no interior do sistema de Justiça do país, que com suas ações concretas evidenciam mudanças relevantes nas rotinas a fim de servir de exemplo para implementação em outros locais.
A premiação tem 7 categorias de tema livre: Tribunal, CNJ/Inovação e acesso à Justiça, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.
O destaque desse ano serão iniciativas que representem esforços para fomentar a educação e a cultura no Brasil.
A definição dos ganhadores fica sob responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania,pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.
O Sistema de Prevenção do ICS:
O Cada Jovem Conta é um dos 5 Programas de Prevenção que o Instituto Cidade Segura implementa nas cidades:
O Programa faz a identificação precoce daqueles jovens em situação de risco e que devem começar a participar dos programas de prevenção secundária, com acompanhamento integral e intensivo de todas as Secretarias.
LEVE O CJC E O SISTEMA DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA BASEADO EM EVIDÊNCIAS DO ICS PARA SUA CIDADE. FALE CONOSCO:
Telefone: 51 99571 7195 ou 51 99637 6767
Instagram: @emocoesparaapaz
Email: contato@institutocidadesegura.com.br
Texto: Jenifer Teixeira | Revisão: Alberto Kopittke