O Pacto Pelotas pela Paz, uma parceria da Prefeitura de Pelotas e do Instituto Cidade Segura com a participação de diversas entidades e instituições públicas, está em destaque para todo país.
O jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (05) destacou municípios que, mesmo diante das dificuldades, conseguiram implantar projetos importantes em diversas áreas. Nossa atuação integrada para reduzir a criminalidade foi mencionada como uma iniciativa efetiva no combate à violência.
A reportagem cita que “o número de crimes violentos vem caindo ano a ano. Em 2017, foram 107 homicídios registrados na cidade, número que caiu para 68 em 208 e 54 em 2019. Entre janeiro e setembro deste ano, foram 18 homicídios.”
De um lado, o programa é focado em ações de prevenção, que incluem mais de 30 projetos que atuam com jovens em situação de vulnerabilidade e na ressocialização de jovens infratores e adultos do sistema carcerário.
De outro, a prefeitura aposta numa integração da Guarda Municipal e da Brigada Militar nas ações de repressão ao crime.”
O projeto tem apoio da Comunitas e da Open Society Foundation.