Nesta segunda-feira (11) o Pacto Pelotas pela Paz completou 4 anos de execução e hoje serve de referência internacional no combate à violência com estratégias baseadas em evidências. Para marcar a data, a equipe do Gabinete de Gestão Integrada da prefeitura de Pelotas e a direção do Instituto Cidade Segura apresentaram o projeto em um evento online promovido pela National Network for Safe Communities (NNSC).
Na ocasião foi relatada a experiência baseada na dissuasão focada na cidade que levou a uma redução de 89% nos homicídios em 4 anos.
Entre os apresentadores, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o Juiz de Direito da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, o Delegado da Polícia Civil, Márcio Steffens, e o Comandante da Polícia Militar, Márcio Facin.
Pela equipe da NNSC também participou o professor da Universidade de Nova Iorque, David Kennedy, um dos criadores da técnica de dissuasão focada. Além dele, parceiros de projetos em Sobrasl, no Ceará, Estado de Nuevo Leon (México), integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Open Society Foundation (OSF).
“Mais do que expressivos índices de queda na criminalidade em todos os indicadores, ficamos felizes por ver que a cidade abraçou o projeto do Pacto Pelotas pela Paz e entendeu sua dimensão multidisciplinar, integrada e focada”, comemora o diretor-executivo do Instituto, Alberto Kopittke.
Já a presidenta do ICS, Tâmara Biolo Soares avalia que os resultados são fruto de um trabalho de uma grande equipe. “São diversos órgãos, entidades e secretarias, de diferentes forças de segurança e organizações. que estão de parabéns por transformar Pelotas em uma referência internacional em segurança pública.