Um estudo feito por um dos mais importantes analistas criminais do país, o Professor Túlio Kahn, analisou o impacto do trabalho realizado pelo Instituto Cidade Segura, através de parceria com a Comunitas e com Prefeituras, em algumas cidades do país.
O estudo analisou o impacto dos Planos Municipais de Segurança em comparação com um grupo controle de cidades com tamanhos e indicadores semelhantes do país e encontrou que as cidades que tiveram a parceria com Instituto Cidade Segura tiveram uma queda de 62% dos homicídios entre 2018 e 2021, enquanto que aquelas cidades que não tiveram o trabalho do Instituto, a queda foi de apenas – 6%. Isso mostra que as cidades que realizaram os Planos Municipais tiveram uma queda de homicídios 10 vezes maior!
Segundo o autor, essa queda se deve ao fato do município passar a ter uma atuação mais intensa na prevenção e na integração das forças de segurança e em razão da utilização de programas baseados em evidências, que tem sido recomendados pelo Instituto Cidade Segura.
No estudo, o autor analisou o impacto apenas das cidades em que o Instituto atuou através de parceria viabilizada pela Comunitas, uma ONG sediada em São Paulo, que tem por objetivo fomentar experiências de políticas públicas inovadoras e exitosas: Pelotas, Niterói, Caruaru, Araguaína e Paraty.
Importante destacar que na cidade de Paraty, o projeto não foi realizado pelo ICS e em Caruaru foi realizado em parceria com a consultora Melina Risso e em Niterói em parceria com o consultor Fernando Veloso.
Confira o estudo completo aqui.
Veja aqui o vídeo documentário sobre o Pacto Pelotas Pela Paz.
Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto Cidade Segura, conheça os sites do Pacto Pelotas Pela Paz, Pacto Niterói Contra a Violência, Pacto Lajeado Pela Paz e Pacto Santa Cruz Pela Paz.