Estudo mostra que cidades em que Instituto Cidade Segura atuou tiveram queda de homicídios 10 vezes maior do que outras cidades do país

Estudo mostra que cidades em que Instituto Cidade Segura atuou tiveram queda de homicídios 10 vezes maior do que outras cidades do país

Um estudo feito por um dos mais importantes analistas criminais do país, o Professor  Túlio Kahn, analisou o impacto do trabalho realizado pelo Instituto Cidade Segura, através de parceria com a Comunitas e com Prefeituras, em algumas cidades do país.

O estudo analisou o impacto dos Planos Municipais de Segurança em comparação com um grupo controle de cidades com tamanhos e indicadores semelhantes do país e encontrou que as cidades que tiveram a parceria com Instituto Cidade Segura tiveram uma queda de 62% dos homicídios entre 2018 e 2021, enquanto que aquelas cidades que não tiveram o trabalho do Instituto, a queda foi de apenas – 6%. Isso mostra que as cidades que realizaram os Planos Municipais tiveram uma queda de homicídios 10 vezes maior! 

Segundo o autor, essa queda se deve ao fato do município passar a ter uma atuação mais intensa na prevenção e na integração das forças de segurança e em razão da utilização de programas baseados em evidências, que tem sido recomendados pelo Instituto Cidade Segura.

No estudo, o autor analisou o impacto apenas das cidades em que o Instituto atuou através de parceria viabilizada pela Comunitas, uma ONG sediada em São Paulo, que tem por objetivo fomentar experiências de políticas públicas inovadoras e exitosas: Pelotas, Niterói, Caruaru, Araguaína e Paraty. 

Importante destacar que na cidade de Paraty, o projeto não foi realizado pelo ICS e em Caruaru foi realizado em parceria com a consultora Melina Risso e em Niterói em parceria com o consultor Fernando Veloso.

Confira o estudo completo aqui.

Veja aqui o vídeo documentário sobre o Pacto Pelotas Pela Paz.

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto Cidade Segura, conheça os sites do Pacto Pelotas Pela Paz, Pacto Niterói Contra a Violência, Pacto Lajeado Pela Paz e Pacto Santa Cruz Pela Paz.

Texto: Jenifer Teixeira | Revisão: Alberto Kopittke
Compartilhar: