O Instituto Cidade Segura foi contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver uma consultoria especializada destinada ao fortalecimento institucional e à melhoria do modelo de serviços da Polícia Nacional do Equador e . Este trabalho é motivado pelo alarmante aumento da violência e do crime organizado no país, que registrou, recentemente, taxas históricas de homicídios e expansão significativa das atividades criminosas.
O objetivo central desta consultoria será apoiar o Ministério do Interior e a Polícia Nacional do Equador no desenho e implementação de um novo modelo de serviço policial fundamentado em estratégias baseadas em evidências e na gestão por resultados, visando aumentar a eficácia das forças de segurança para enfrentar os desafios impostos pelos grupos criminosos organizados.
Durante o período de execução, previsto até setembro de 2025, o Instituto Cidade Segura realizará um conjunto abrangente de atividades que incluem análises detalhadas, capacitação técnica e desenho de metodologias especializadas, além do fortalecimento das práticas de governança institucional.
Com este trabalho, espera-se contribuir diretamente para a redução dos índices de violência no Equador, promovendo maior segurança à população e fortalecendo o Estado de Direito, com impactos positivos na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico do país.