Instituto Cidade Segura lança O Seja, Programa Socioemocional para Escolas do Ensino Fundamental

Instituto Cidade Segura lança O Seja, Programa Socioemocional para Escolas do Ensino Fundamental
O Instituto Cidade Segura lançou no dia 13.02.20 o Programa SEJA, uma metodologia escolar que envolve tecnicas de educação socioemocional, atenção plena (mindfulness) e comunicação não violenta, voltada para o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O Programa realizou a formação dos Professores de toda a rede de ensino fundamental da cidade de Lajeado (RS), como parte do Pacto Lajeado Pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura e de todas as forças de segurança pública e justiça.
FORMAÇÃO SEJA3.jpg
Professores e servidores das Escolas de Ensino Fundamental participam da formação do SEJA
FORMAÇÃO SEJA.jpg
Equipe do Programa Seja e equipe da Prefeitura Municipal de Lajeado na formação do Programa Seja
O programa foi desenvolvido com base nas melhores evidências científicas disponíveis em níveis internacionais sobre o que funciona para aprimorar as habilidades sociais e individuais de cada criança e adolescente e reduzir comportamentos de risco, melhorar o desempenho escolar e o conjunto do ambiente escolar, trazendo benefícios para alunos, professores e suas famílias.

O programa SEJA tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco como comportamento violento, uso de drogas, depressão e obesidade e ainda melhorar a qualidade de vida dos jovens, incluindo a família e a comunidade.

 

image.png

 

O Programa nasceu da percepção de que era necessário desenvolver uma metodologia 100% brasileira de educação socioemocional para a prevenção da violência, que fosse inspirado nas melhores experiências internacionais, mas que agregasse aspectos culturais locais e que pudesse ser implementado pelos Municípios a longo prazo de forma financeiramente sustentável e em grande escala, como uma política pública permanente e universal, sendo portanto de baixo custo.

A versão inicial do Programa possui quatro eixos de trabalho, utilizados como eixos transversais ao longo das aulas:

 

image.png

 

  1. Educação Socioemocional: busca melhorar a capacidade dos estudantes em integrar cognição, afeto e comportamento para que possam lidar com as tarefas e desafios diários de forma efetiva, saudável e harmônica. Trabalha o aprimoramento de cinco habilidades principais: autoconhecimento, autogerenciamento, competência nas relações, consciência social e tomada de decisão responsável.
  2. Atenção Plena/Mindfulness: Prestando atenção ao momento presente nos tornamos capazes de perceber com maior discernimento o que está acontecendo, em nós e ao nosso redor, e como podemos agir de forma mais funcional ao que queremos ou ao que o é realmente necessário fazer.
  3. Comunicação Não Violenta e Diálogo Colaborativo: a técnica de diálogo colaborativo funciona como ferramenta para criar a possibilidade de desenvolver comunicação não-violenta, a escuta atenta e a solidariedade entre os membros do grupo.
  4. Empreendedorismo: O Programa possui um módulo opcional de empreendedorismo, que fomenta os 10 comportamentos empreendedores recomendados pelo programa de educação empreendedora da ONU, Empretec, de forma ampla propondo a reflexão sobre a forma como uma pessoa pensa e age no momento em que ela se propõe a buscar um objetivo, resolver um problema, seja individual, familiar ou da comunidade.
MATERIAIS
O Programa SEJA é composto por 20 sessões realizadas uma vez por semana, ao longo dos 9 anos do Ensino Fundamental, totalizando 180 sessões.
Cada aluno recebe um caderno de atividades e os professores um Manual que descreve as atividades.

image.png

image.png
O Programa Seja fará parte da Plataforma Online de Programas de prevenção a violência do Instituto, chamada  Emoções para a Paz, que já pode ser acompanhada através das redes sociais.
Em algumas semanas a Plataforma Online estará no ar, onde os professores terão a sua disposição os vídeos com instruções para cada uma das aulas e os materiais chegarão nas Escolas.
Compartilhar: