Curso sobre segurança e prevenção baseadas em evidências reúne mais de 1200 inscritos de mais de 200 cidades de todo o país

Curso sobre segurança e prevenção baseadas em evidências reúne mais de 1200 inscritos de mais de 200 cidades de todo o país

Em três dias de palestras e oficinas, Secretários, Guardas Municipais, profissionais de diversas instituições da Segurança Pública e pesquisadores da área tiveram acesso às mais recentes e inovadoras estratégias de segurança pública e prevenção da violência baseadas em evidências, com palestrantes de cinco países.

O curso promovido pelo Instituto Cidade Segura, com o apoio da Open Society Foundations, da Frente Nacional de Prefeitos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento teve ampla participação do público, reunindo mais de 1200 inscritos de mais de 200 municípios de todos os estados do Brasil.

“Tínhamos uma boa expectativa, mas a audiência e a procura pelo evento superaram muito o que esperávamos. Isto demonstra que há espaço para a disseminação e implantação de estratégias baseadas em evidências científicas para combater a violência no país”, analisa a presidenta do ICS, Tâmara Biolo Soares.

Ao todo, foram 25 diferentes palestrantes entre lideranças da área que encabeçam algumas das mais importantes experiências de prevenção a violência do mundo.

“Diante desta receptividade tão positiva já nos preparamos para o curso do ano que vem. Sem dúvida será um evento que fará parte do calendário anual do nosso Instituto e da agenda da segurança, pois é muito importante auxiliar quem está na linha de frente do tema e ajudar a mudar a forma como o problema da violência é abordado no país, de forma reativa, sem integração e sem o uso de evidências”, frisa o diretor-executivo do ICS, Alberto Kopittke.

Para o Diretor para América Latina da Open Society Foundations, Pedro Abramovay, é fundamental repensar o modelo de segurança pública que tem sido aplicado nas últimas décadas em toda a América Latina e que não teve resultados para reduzir o consumo de drogas e fez os níveis de violência explodirem em todo o continente. Pedro ressaltou que o Instituto Cidade Segura tem sido uma organização da sociedade civil de grande importância em toda a região, por acumular um conhecimento prático e concreto de formas de reduzir a violência dentro dos marcos democráticos.

Um grande consenso entre todos os palestrantes foi sobre o papel fundamental dos municípios para que se consiga reduzir os índices de violência. Como destacou o atual Secretário de Segurança Pública de Bogotá, Hugo Acero Velasques “as cidades tem um papel fundamental, pois conseguem atuar em cada território da cidade”.

Outro que salientou a importância da parceria entre estados e municípios foi o ex-Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, citando que esse foi um dos principais aprendizados com as UPPs: “É preciso entrar com urbanismo e serviços sociais para que se consiga efetivamente mudar a realidade dessas comunidades”.

Por outro lado, o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé sublinhou a necessidade de uma nova formação para as forças policiais, que incorporem de forma mais direta a necessidade de respeito aos direitos humanos. “O ideal seria que criança nenhuma precisasse ter contato com a polícia”, lembrou, ao citar os problemas que moradores da periferia enfrentam nesta relação.

No curso ainda foram conhecidos programas inovadores, como a implantação da Terapia Multisistêmica no Chile, que as evidências demonstram que é o mais eficiente projeto do mundo com jovens que cometeram crimes violentos, que foi apresentado por Rodrigo Pantoja. Outra estratégia inovadora foi apresentada por David Kennedy, Professor da Universidade de Nova York, criador da Dissuasão Focada, que as avaliações demonstram ser hoje a melhor estratégia para reduzir os homicídios nas cidades.

Ao longo do Seminário, foram apresentados ainda o Pacto Pelotas Pela Paz, pela Prefeita Paula Mascarenhas, o Pacto Niterói Contra a Violência, pelo ex-Prefeito Rodrigo Neves e o Pacto Lajeado Pela Paz, pelo Prefeito Marcelo Caumo. Três experiências exitosas de redução da violência. que foram construídas com a consultoria do Instituto Cidade Segura.

Uma enquete feita logo após o evento confirmou a ampla aprovação do público, com ótimos índices de satisfação com o nível das palestras.

Para o vice-presidente do Instituto Cidade Segura, major Dagoberto Albuquerque, a avaliação positiva é reflexo de dois fatores. “Tivemos uma programação muito diversificada e abrangente, é raro encontrar um evento com essa amplitude. Por outro lado, a equipe do ICS foi incansável em preparar um grande evento e cuidou dos mínimos detalhes para aperfeiçoar ao máximo a experiência de um curso totalmente online e ao vivo”.

O evento derivou no lançamento da Academia Brasileira de Evidências em Segurança Pública e Prevenção da Violência. O portal irá reunir diversos cursos de Segurança Pública e Prevenção a Violência baseados em evidências.

Para assistir o evento, basta acessar nosso canal no Youtube.
Para acessar as apresentações dos palestrantes, clique aqui.

Assine nossa newsletter para receber novidades de cursos e informações sobre nossos projetos.

Compartilhar: