Um dos destaques da noite foi o impacto do Pacto Lajeado pela Paz na área de Segurança Pública do município.
Na quarta-feira (16) aconteceu o 2º Fórum do Pacto Lajeado pela Paz na cidade gaúcha. No evento que aconteceu a noite no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) foram apresentados os resultados e projetos em desenvolvimento do Programa que está implantado na cidade, a fim de que a população fique ciente dos investimentos nas áreas de Prevenção e Segurança Pública e quais os impactos que estes investimentos estão gerando na cidade.
Durante a noite foi destacado o impacto que o Pacto vem tendo na Segurança Pública de Lajeado, que por meio de ações do eixo de Aplicação da Lei tem obtido redução nos homicídios e até mesmo foi destaque estadual devido ao bom êxito.
Alberto Kopittke, Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, falou sobre a implantação do Programa Sagaz que é voltado para jovens em vulnerabilidade para a violência, fazendo um trabalho de regulação emocional e empatia.
“Nos outros programas a gente quer fortalecer as habilidades positivas, que agente viu maravilhosamente bem aqui. Agora no Sagaz a gente tem que fazer uma mudança cognitiva e o Programa vai trazer isso, e nós conseguimos uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e com uma grande organização internacional que foi Prêmio Nobel de Economia 2 anos atrás, e juntos vamos fazer um experimento científico.”

Lisiane Rech, Psicóloga e Desenvolvedora do SEJA expressa orgulho ao falar do Pacto e seu comprometimento com os programas:
“É incrível ver o quanto a cidade uniu forças, todo mundo está junto, se empenhando e se dedicando. Todas as partes do AME, o pessoal pegou junto e está fazendo acontecer, o Conte Comigo e o Cada Jovem Conta, também vemos uma grande diferença hoje em dia, o quanto tem crescido. E o SEJA, não podemos deixar de falar, é um programa que está no segundo ano de aplicação dentro das redes: estadual, municipal e privada.”
Ela ainda coloca que o Pacto está crescendo e a cada ano fica mais forte.

O evento contou com a participação do Prefeito Marcelo Caumo, a Vice-Prefeita Glaúcia Schumacher, os Coordenadores do Pacto Paulo Locatelli (Eixo de Aplicação da Lei) e Tânia Fröhlich (Eixo de Prevenção), a Secretária de Educação Adriana Vettorello e a Secretária de Desenvolvimento Social Céci Maria Gerlach, o Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura Alberto Kopittke, também estavam presentes outros membros da equipe do ICS, Promotores de Justiça e da sociedade civil.