O Curso

O Instituto Cidade Segura apresenta a 2a edição do Curso de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências, que será realizado novamente de forma online e gratuita nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2022, das 08h30 às 12h.

A primeira edição, realizada em março de 2021, contou com 1200 inscritos de mais de 200 municípios de todos os estados brasileiros. O público teve oportunidade de acompanhar 25 palestras com personalidades que encabeçam algumas das mais importantes experiências de prevenção a violência do mundo. Seguindo a tônica do ano passado, o 2º Curso de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências apresentará estudos e casos positivos de redução da criminalidade através de programas implementados tanto no Brasil como no exterior, reunindo especialistas e gestores públicos comprometidos com esta nova abordagem.

Entre os painelistas confirmados está William Bratton, única pessoa a chefiar as polícias de Nova York e Los Angeles, Clara Brugada, prefeita de Iztapalapa, no México, Alberto Nanzer, membro do Ministério Público da Cidade de Buenos Aires, Zila van der Meer Sanchez, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifesp, além de gestores, pesquisadores e diretores do Instituto Cidade Segura, da Open Society Foundations e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Inscrições encerradas!

20, 21 e 22 Julho de 2022

Quem Somos

O Instituto Cidade Segura é uma organização da sociedade civil criada no ano de 2017 que tem por objetivo difundir no Brasil uma concepção de prevenção à violência baseada em evidências. Já atuamos em diversos municípios do país, conseguindo resultados concretos de redução da violência. Contamos com uma equipe de especialistas reconhecidos em diversas áreas para proporcionar uma abordagem integral a fim de reduzir os índices de criminalidade.

Palestrantes

Conheça um pouco mais dos palestrantes já confirmados para a 2ª edição: 

William Bratton
William Bratton

William Joseph Bratton (1947) é um policial e empresário americano que serviu dois mandatos como Comissário de Polícia de Nova York (1994-1996 e 2014-2016).

SAIBA MAIS +

William Joseph Bratton (1947) é um policial e empresário americano que serviu dois mandatos como Comissário de Polícia de Nova York (1994-1996 e 2014-2016). Anteriormente, atuou como Comissário do Departamento de Polícia de Boston (BPD) (1993–1994) e Chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) (2002–2009). Ele é a única pessoa a liderar os departamentos de polícia das duas maiores cidades dos Estados Unidos – Nova York e Los Angeles. Bratton atuou como consultor em policiamento em várias funções, inclusive assessorando o governo britânico e atualmente é presidente do Conselho Consultivo de Segurança Interna do governo dos EUA.

Zila van der Meer Sanchez

Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez, Professora Livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo.

SAIBA MAIS +

Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez, Professora Livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Editora chefe do Journal of Prevention (Springer). Coordenadora geral do Previna, Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de álcool e outras drogas. Consultora de agências internacionais: WHO, PAHO, PNUD e UNODC. Atua no campo da ciência da prevenção, com ênfase em etiologia do uso de drogas, avaliação de programas de prevenção e desenvolvimento de políticas públicas em parcerias governamentais.

Alberto Nanzer
Alberto Nanzer

Secretário Geral de Política Criminal e Assistência às Vítimas no Ministério Público Fiscal de Buenos Aires. Trabalha com dissuasão focada na capital argentina no programa de intervenção no mercado de drogas. 

SAIBA MAIS +

Secretário Geral de Política Criminal e Assistência às Vítimas no Ministério Público Fiscal de Buenos Aires. Trabalha com dissuasão focada na capital argentina no programa de intervenção no mercado de drogas. É Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires (2018), Mestre em Criminologia Aplicada e Penologia pela Universidade de Cambridge no Reino Unido. Advogado graduado pela Universidade Nacional de Rosário (2006) e bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (2009-2011). Atualmente é Professor no Mestrado e Especialização em Direito Penal da Universidade de San Andrés (ARG). 

Clara Brugada

Clara Marina Brugada Molina (1963) é uma política mexicana, membro do Movimento de Regeneração Nacional. Desde 1º de outubro de 2018, ela é prefeita de Iztapalapa (México).

SAIBA MAIS +

Clara Marina Brugada Molina (1963) é uma política mexicana, membro do Movimento de Regeneração Nacional. Desde 1º de outubro de 2018, ela é prefeita de Iztapalapa (México). Na cidade implementou o Programa para a Construção da Paz nas Escolas, que tem por objetivo implementar estratégias sociais para pacificar os espaços e seus entornos. O programa prevê a inclusão de 99 escolas diurnas, 25 escolas técnicas, alcançando mais de 80 mil alunos. Brugada também foi deputada e vice-presidente da Assembleia Constituinte da Cidade do México de 2017 a 2018.

Marcos Rolim

Marcos Flávio Rolim (1960) é um jornalista e sociólogo brasileiro, ativista dos direitos humanos, que atua como professor universitário e consultor em segurança pública. 

SAIBA MAIS +

Marcos Flávio Rolim (1960) é um jornalista e sociólogo brasileiro, ativista dos direitos humanos, que atua como professor universitário e consultor em segurança pública. É doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), tendo especialização em segurança pública pela Universidade de Oxford (UK). É professor do Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre/RS. Atualmente, é coordenador de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). É membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, membro da Assembleia da Anistia Internacional no Brasil e membro do conselho da ONG Artigo 19. 

Alberto Kopittke

Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Consultor em Segurança. 

SAIBA MAIS +

Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Consultor em Segurança. Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas/RS (2009-2010 e 2016), experiência que se tornou uma referência nacional e internacional, tendo recebido os seguintes reconhecimentos: Prêmio de Melhor Prática em Segurança da América Latina, do BID, de 2011; Prêmio Nacional de Direitos Humanos de 2011; Uma das três cidades escolhidas para se apresentar na Conferência Mundial sobre Controle de Armas, da ONU, em 2011; Foi também Assessor Especial do Ministério da Justiça e Coordenador da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (2007-2008) e Diretor de Políticas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (2011). 

Tâmara Biolo Soares

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard (EUA), Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS e especialista em neurociências pela PUCRS. 

SAIBA MAIS +

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard (EUA), Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS e especialista em  neurociências pela PUCRS. É especialista em Direitos das Mulheres pela Universidade do Chile e especialista em Proteção Internacional de Migrantes e Refugiados pelo Instituto Universitário Europeu. Foi advogada da Corte Interamericana de Direitos Humanos; consultora da Nippon Foundation, do Japão, e da Organização Internacional de Migrações (OIM) junto à Fiscalia General de la Nación da Colômbia. Foi Diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul e Secretária Adjunta de Segurança Pública e Cidadania de Canoas.

Ana Clara Telles

Doutora e Mestra em Relações Internacionais pela PUC-Rio e especialista em Análise de Políticas Públicas pela UFRJ, Ana Clara trabalha há 13 anos nos temas de política de drogas e segurança pública. 

SAIBA MAIS +

Doutora e Mestra em Relações Internacionais pela PUC-Rio e especialista em Análise de Políticas Públicas pela UFRJ, Ana Clara trabalha há 13 anos nos temas de política de drogas e segurança pública. Atualmente, é Oficial de Programa da Open Society Foundations para o tema de Redução de Homicídios, apoiando organizações que lutam contra a violência letal e pelo acesso a direitos. Anteriormente, foi Coordenadora Adjunta do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e co-fundadora da organização não-governamental Movimentos. 

Marcos Pimentel

Coordenador Nacional do Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Federal. Mestre em Alta Gestão de Segurança Internacional pela Universidad Carlos III de Madrid, especialista em Segurança Pública.

SAIBA MAIS +

Coordenador Nacional do Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Federal. Mestre Em Alta Gestão de Segurança Internacional pela Universidad Carlos III de Madrid, especialista em Segurança Pública, Pimentel foi Coordenador de Repressão a Crimes Violentos da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da Polícia Federal, além de chefiar e atuar em outras unidades com ênfase em inteligência policial e repressão a drogas. Desde 2018, coordena as atividades de prevenção ao uso indevido de drogas da Polícia Federal que, desde então, tem passado por um processo de reestruturação priorizando a atuação com base em evidências.

Coronel Araújo Gomes

Coronel da Reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Araújo Gomes, é um oficial com expressiva participação em discussões e projetos envolvendo segurança pública, policiamento e redução da criminalidade.

SAIBA MAIS +

Coronel da Reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Araújo Gomes, é um oficial com expressiva participação em discussões e projetos envolvendo segurança pública, policiamento e redução da criminalidade. Atuou nas áreas de Bombeiro, Defesa Civil e Policiamento. Ao longo dos últimos anos foi Comandante Geral da Corporação, Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado além de ter sido eleito e presidido o Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros e Polícias Militares. Atualmente é o Secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis (SC) onde desenvolve , entre outros, projetos com o BID para a consolidação de modelos de segurança locais de segurança publica e prevenção ao crime. 

Paula Barbosa

Mestre em Direito pela UERJ e especialista em Finanças pela COPPEAD/UFRJ, Paula é Gerente do Departamento de Gestão Pública – BNDES desde 2007. 

SAIBA MAIS +

Mestre em Direito pela UERJ e especialista em Finanças pela COPPEAD/UFRJ, Paula é Gerente do Departamento de Gestão Pública - BNDES desde 2007. Trabalha há 15 anos em financiamentos a estados e municípios para investimentos públicos em gestão, infraestrutura e serviços essenciais. Desde 2018 atua como ponto focal do BNDES, para articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e parceiros estratégicos de linhas de crédito para apoio a projetos de impacto em Segurança Pública.
Cel. Everton Oltramari

Secretário de Governança e Relações Institucionais de Santa Cruz do Sul (RS). 

SAIBA MAIS +

Secretário de Governança e Relações Institucionais de Santa Cruz do Sul (RS). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Especialista em Direito do Estado (2008) pela mesma Universidade. Atualmente é oficial superior - Brigada Militar do Rio Grande do Sul. (Lattes/2010).

Helena Guido

Vice-presidente do Instituto Cidade Segura. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

• LINKEDIN

SAIBA MAIS +

Vice-presidente do Instituto Cidade Segura. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Neuropsicologia, Alfabetização e Letramento e especializada em Terapias cognitivo-comportamentais.

Augusto Buchweitz

Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professor Associado de Psicologia, University of Connecticut, EUA.

SAIBA MAIS +

Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professor Associado de Psicologia, University of Connecticut, EUA. Pesquisador do Haskins Global Literacy Hub e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Cientista responsável pelo APP de alfabetização GraphoGame Brasil. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação (CNE; 2020-22). (Lattes/2022).

Daniel Cerqueira

Doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. 

• IJSN

SAIBA MAIS +

Doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994-1995). É professor dos programas de MBA da FGV (1995-atual). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, sendo diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, entre 2012 e 2015. Desde 1999, estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013).

Cintia Aires

Formada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), adentrou na Guarda Municipal de Pelotas em 2012. 

• PRÊMIO ESPÍRITO PÚBLICO

SAIBA MAIS +

Formada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), adentrou na Guarda Municipal de Pelotas em 2012. Tornou-se Comandante da Guarda Municipal Pelotas e fundadora do Observatório Municipal de Segurança Pública, projeto do Gabinete de Gestão Integrada, voltado para o monitoramento de dados criminais.

Como foi em 2021

A primeira edição do Curso de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências foi promovida pelo Instituto Cidade Segura em março de 2021. Em três dias de palestras e oficinas, Secretários, Guardas Municipais, profissionais de diversas instituições da Segurança Pública e pesquisadores da área tiveram acesso às mais recentes e inovadoras estratégias de segurança pública e prevenção da violência baseadas em evidências, com palestrantes de cinco países. O curso, que contou com o apoio da Open Society Foundations, da Frente Nacional de Prefeitos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, teve ampla participação do público, reunindo mais de 1200 inscritos de mais de 200 municípios de todos os estados do Brasil.

“Tínhamos uma boa expectativa, mas a audiência e a procura pelo evento superaram muito o que esperávamos. Isto demonstra que há espaço para a disseminação e implantação de estratégias baseadas em evidências científicas para combater a violência no país”, analisa a presidenta do ICS, Tâmara Biolo Soares.

Ao todo, foram 25 diferentes palestrantes entre lideranças da área que encabeçam algumas das mais importantes experiências de prevenção a violência do mundo. Uma enquete feita logo após o evento confirmou a ampla aprovação do público, com ótimos índices de satisfação com o nível das palestras.

Está chegando o grande dia!

20, 21 e 22 Julho de 2022

  • 00dias
  • 00horas
  • 00minutos
  • 00segundos

Participe do evento.
Faça agora mesmo a sua inscrição!

Programação

(sujeita a alterações)

2ª Edição do Curso de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseadas em Evidências © 2022. Todos os direitos reservados. Por Temperim.