O primeiro curso online de Segurança Pública e Prevenção à Violência Baseada em Evidências nos Municípios já conta com mais de 800 inscritos de 189 municípios de 25 estados brasileiros. O evento está confirmado para os próximos dias 10, 11 e 12 de março e acontecerá totalmente online. O curso é uma grande oportunidade de estar em contato com referências e experiências na área da segurança pública, com especialistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Inglaterra e Estados Unidos.
Entre os temas abordados estão: Planejamento, Integração e uso de evidências no combate ao crime, estratégias de aplicação da lei para prevenir homicídios, uso de educação socioemocional para prevenir a violência e ainda formas de financiar projetos de prevenção da violência. Também serão detalhados os Pactos pela Paz desenvolvidos pelo Instituto Cidade Segura em Pelotas e Lajeado, no Rio Grande do Sul, além de Niterói, no Rio de Janeiro.
A programação conta ainda com duas oficinas práticas voltadas à estruturação de observatórios de segurança e à aplicação de programas de prevenção da violência em escolas, nos serviços de saúde, assistência social e em famílias.
Entre os palestrantes está o professor da Universidade de Nova Iorque, David Kennedy, uma autoridade internacional no uso de evidências na redução da violência. Kennedy foi o criador da técnica de dissuasão focada, comprovadamente a melhor evidência para a redução de homicídios. A estratégia, que já foi aplicada com sucesso em diversos países, foi implantada pelo Instituto Cidade Segura em parceria com a prefeitura, órgãos de segurança e poder judiciário em Pelotas (RS). A cidade reduziu os assassinatos em 70% em 3 anos, assim como outros diversos indicadores criminais.
Também estão confirmadas as presenças do secretário de Segurança de Bogotá, na Colômbia, Hugo Acero; o especialista principal de segurança pública do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Rodrigo Serrano; o consultor de segurança pública do governo chileno, Rodrigo Pantoja; o professor e pesquisador Joseph Murray, uma das maiores autoridades na temática de fatores de risco para a violência; o ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro.
O curso será transmitido pela plataforma Zoom e o link enviado aos inscritos.